Novo Mercado da Vila Belga já tem data para estrear

Maurício Araujo

Novo Mercado da Vila Belga já tem data para estrear

Fotos: Ariéli Zielger (PMSM/Divulgação)

Na próxima semana, Santa Maria recebe a segunda edição do Conecta Distrito. A iniciativa, além de promover discussões e aprimoramentos ligados à criatividade e à economia sustentável em diferentes áreas, também apresentará um novo espaço para o Distrito Criativo Cento-Gare. Na Rua Manoel Ribas, no prédio azul petróleo com grades brancas, nasce uma nova proposta para o Centro Histórico: o Mercado da Vila Belga. Educação, arte, cultura, inovação e tecnologia são algumas palavras-chaves que dão o conceito para o que se busca ao local. A estreia do espaço se dará durante o Conecta Distrito, mas é no próximo mês, no aniversário de Santa Maria, que a comunidade conhecerá as atividades previstas para os quatro pavimentos do edifício.

Liderado pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) e com o envolvimento de boa parte das secretarias de governo, o projeto busca ocupar o espaço de imediato na intenção de impulsionar toda a cadeia do Distrito Criativo Centro-Gare. O objetivo é levar mais “movimento” à região e garantir a efervescência criativa. O Mercado da Vila Belga promete ser um ponto de referência para a Educação e a Cultura e, junto a outros empreendimentos que se posicionam nas vias de um dos conjuntos habitacionais mais antigos do Estado, quer consolidar o projeto maior da administração municipal: fazer pulsar o Centro Histórico de Santa Maria com desenvolvimento econômico e sustentável.

Educação e cultura

De acordo com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, parte do térreo do prédio (na Rua Manoel Ribas) vai ser utilizada para o setor de educação, voltada à ideação criativa. A iniciativa deverá ter a parceria do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (InovaTec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O segundo pavimento abrigará o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), com dois laboratórios de informática e outro de robótica. Já o terceiro andar contará com um auditório para eventos (e uma bela vista panorâmica da cidade).

A cultura também terá forte presença no Mercado da Vila Belga. A prefeitura trabalha em uma parceria com o Sebrae para criar o laboratório criativo, que é um espaço multiuso para capacitar e qualificar os “criativos” — pessoas dos mais diversos segmentos, como artesanato, música, games, designers. No subsolo — onde funcionava o Mercado Público e com entrada pelo largo da Gare —, a área também será aproveitada. Um edital de concessão é elaborado para que o espaço seja explorado por artistas ligados ao teatro, à música, à dança, entre outros. Quem ocupar o local não terá custos, mas precisará dar contrapartidas ao município, como aulas a alunos e à comunidade. Os termos ainda são ajustados e devem ser melhor definidos nas próximas semanas.

— O Mercado da Vila Belga é mais uma iniciativa para levar movimentação à Vila Belga. Temos muitos projetos em andamento, como a reforma do Clube Ferroviário e a própria Gare, mas, de imediato, conseguimos viabilizar esse espaço para a comunidade. Junto com os empreendimentos que já estão no local e outros que ainda virão, estamos impulsionando o Distrito Criativo Centro-Gare — avalia o vice-prefeito.

Neste momento, a reforma do mercado (foto acima) se concentra no primeiro pavimento, onde será realizado o Conecta Distrito. Nas semanas seguintes, as obras seguem nos demais andares.

Centro-Gare

Um ano depois do lançamento do projeto, há avanços importantes e que realmente foram estimulados conforme a proposta inicial, como a restauração de vias, troca de lâmpadas por luminárias de Led, implantação da drenagem pluvial, câmeras de monitoramento e, principalmente, incentivo ao empreendedorismo local. Na Vila Belga, restaurantes e bares já estão em funcionamento e outros ainda devem se instalar lá, o que ajuda a movimentar a vida noturna, levando lazer e bem-estar aos visitantes. Além da gastronomia, outras ações como o brique fazem a economia pulsar durante os domingos.

Apesar disso, o Distrito Criativo ainda tem muitos desafios para enfrentar, como: a reforma do Clube dos Ferroviários, do programa Iconicidades, do governo do Estado, que deve levar um bom tempo para sair do papel; a Gare da Viação Férrea, há anos sem destino e depredada, precisa passar por revitalização (leia mais abaixo); e o Edifício Galeria Rio Branco, que, mais uma vez, viu ser adiada a abertura de propostas. Esses são alguns exemplos do que ainda precisa ser feito, mas, ainda assim, reconhece-se o que já avançou.

Conecta Distrito

A segunda edição do Conecta Distrito ocorrerá de 20 a 22 de abril, no Mercado da Vila Belga. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 deste mês, pelo Sympla. Todos os inscritos presentes terão direito ao Kit Conecta e concorrerão a brindes dos apoiadores do evento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Horta na Penitenciária Estadual Santa Maria destina alimentos à comunidade Anterior

Horta na Penitenciária Estadual Santa Maria destina alimentos à comunidade

Licitação para revitalizar a Gare pode ser lançada neste mês Próximo

Licitação para revitalizar a Gare pode ser lançada neste mês

Geral